domingo, 25 de agosto de 2013

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Você estudará o processo de comunicação. Entre os diferentes aspectos envolvidos no processo comunicativo, destaca-se a intenção do emissor no momento da comunicação, o que implica definir: - O que se quer comunicar; - Para quem; - Como se vai comunicar; - Qual o canal de comunicação será utilizado; - Em que contexto ele ocorrerá. Tais aspectos nos reportam às funções da linguagem, propostas por Roman Jakobson: função emotiva (ou expressiva), função referencial (ou denotativa), função apelativa (ou conativa), função fática, função poética, função metalingüística. FUNÇÕES DA LINGUAGEM Todo processo comunicativo, implica intencionalidade. Para cada um dos elementos da comunicação corresponde uma função da linguagem. Ao se comunicar, entretanto, utilizam-se concomitantemente vários recursos e, conseqüentemente, o discurso serve a diversas funções. É importante definir qual o objetivo de comunicação para estabelecer o foco a ser dado a partir das funções possíveis. - Função referencial = foco contexto (referente) - Função emotiva = foco emissor - Função apelativa = foco receptor - Função poética = foco mensagem - Função Fática = foco contato - Função Metalingüística = foco código. Função emotiva (ou expressiva) Centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. Função referencial (ou denotativa) Centralizada no referente, quando o emissor procura oferecer informações da realidade. Objetiva, direta, denotativa, prevalecendo a 3ª pessoa do singular. Linguagem usada nas notícias de jornal e livros científicos. O emissor não faz comentários, julgamentos, não avalia. Traduz o fato de forma direta e objetiva. Função apelativa (ou conativa) Centraliza no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Função fática Centralizada no canal, tendo como objetivo estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: como vai, tudo bem?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares. Função poética Centralizada na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. Valorizam-se as palavras, suas combinações. É a linguagem figurada apresentada em obras literárias, letras de música, em algumas propagandas ect. Função metalingüística Centralizada no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repertórios de metalinguagem.