ESCOLA DE ENSINO BÁSICO WALTER SÁ
PROFESSOR: DELANO CASTRO
TEMA: COESÃO
As partes de sua redação formam um todo?
Ao lado da coerência, a coesão é outro requisito para que
sua redação seja clara, eficiente. A seguir, mostramos alguns elementos que
permitem que sua redação seja coesa. Para entender melhor a coesão textual,
analise como algumas palavras/frases estão ligadas entre si dentro de uma
sequência, numa conhecida fábula de Esopo.
O cão e a lebre
Um cão de caça espantou uma lebre para fora de
sua toca, mas depois de longa perseguição, ele parou a caçada. Um pastor de
cabras vendo-o parar, ridicularizou-o dizendo:
“Aquele pequeno animal é melhor corredor que você”. O cão de caça respondeu: “Você não vê a diferença entre nós: eu estava correndo apenas por um jantar, mas ela por sua vida.”
Moral:O motivo pelo qual realizamos uma tarefa é que vai determinar sua
qualidade final.
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Fábula
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Elementos de coesão
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Um cão de caçaespantou uma lebrepara fora de sua
toca, mas depois de longa perseguição,ele parou a
caçada. Um pastor de cabras, vendo-o parar,
ridicularizou-o dizendo:
“Aquele pequeno animal é melhor corredor que você. “ O cão de caçarespondeu:
“Você não vê a diferença entre nós: eu estava
correndo apenas por um jantar, mas ela por sua vida.”
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1- No início da fábula, as personagens são indicadas por artigos indefinidos que marcam uma informação nova (ou não dita anteriormente): “Um cão de caça” + “uma lebre” + “Um pastor de cabras”, o que também sinaliza uma situação genérica, como é típico nas fábulas.
2- “Sua toca”: o pronome possessivo
refere-se à casa da lebre.
3 - No lugar de repetir a palavra ”cão”, foi
usado o pronome pessoal por três vezes:
“ele” = cão “vendo-o” + “ridicularizou-o” = vendo o cão + ridicularizou o cão.
4- Para retomar o substantivo “lebre” foi usada
uma expressão semelhante: “Aquele pequeno animal”.
5- No meio do texto, há o uso do artigo definido “o cão de caça e não mais “um cão” como no início. Aqui a referência ao animal está sendo retomada: já se sabe qual cão era.
6- A conjunção ”mas” indica um contraste: o cão
corria por um jantar enquanto a lebre corria para salvar sua vida
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Você percebeu que os sentidos do
texto são "fios entrelaçados" e não palavras soltas ou frases
desconectadas? São os elementos coesivos que organizam o texto de forma a
constituir também sua coerência.
Você viu que os parágrafos são
unidades textuais que em conjunto formam o texto. Não basta, portanto, que você
elabore bem os parágrafos como se fossem unidades isoladas, pois se assim o
fizer construirá, na verdade, uma enorme colcha de retalhos.
Para que um texto não seja apenas um
amontoado de palavras e frases que fazem sentido separadamente, é preciso que
você cuide dos aspectos relacionados à coesão que estabelece a ligação, ou
seja, a relação entre os elementos de um texto.
A coesão textual pode ser:
a) Referencial
Quando um componente do texto faz
referência a outro elemento, tais como ; expressões sinônimas, repetição de uma
palavra, pronomes, numerais, advérbios, entre outros.
b) Seqüencial
Quando são estabelecidas relações
semânticas à medida que o texto se constitui, tais como frases ligadas por
conjunções: “Gostei da roupa, mas
não posso comprá-la”. Neste período, a conjunção mas é elemento de coesão por impulsionar o prosseguimento do texto,
imprimindo-lhe novo sentido.
Como você estudou, são muitas as
possibilidades de uso de elementos de coesão. O uso correto deles é que dará ao
seu texto a coerência necessária para que a comunicação se efetive, pois o
texto só faz sentido se todos os envolvidos nesse processo de interação
reconhecerem sua lógica interna. Ler e escrever bem são habilidades e,
portanto, requerem treino para serem adquiridas.
A coesão textual pode ser feita
através de termos que:
· retomam
palavras, expressões ou frases já ditas anteriormente
("anáfora") ou antecipam o que vai ser dito
("catáfora"). Na fábula, são exemplos de anáforas os itens 2, 3, 4 e
5 da coluna à direita da tabela;
· encadeiam
partes ou segmentos do texto: são palavras ou expressões que criam as
relações entre os elementos do texto. Exemplo na fábula: item 6, a conjunção "mas" que, além de ligar as
duas partes do texto (uma que se refere à atitude da lebre e a outra, ao cão),
estabelece uma determinada relação entre elas, isto é, um contraste.
A coesão por retomada ou antecipação pode ser feita por: pronomes, verbos, numerais, advérbios, substantivos, adjetivos.
A coesão por encadeamento pode ser feita por conexão.
A coesão por retomada ou antecipação pode ser feita por: pronomes, verbos, numerais, advérbios, substantivos, adjetivos.
A coesão por encadeamento pode ser feita por conexão.
1) A coesão por conexão traz
elementos que:
a) fazem uma gradação na
direção de uma conclusão: "até", "mesmo",
"inclusive" etc;
b) argumentam em direção a conclusões opostas: "caso contrário", "ou", "ou então", "quer... quer"; etc;
c) ligam argumentos em favor de uma mesma conclusão: "e", "também", "ainda", "nem", "não só... mas também" etc;
d) fazem comparação de superioridade, de inferioridade ou igualdade: "mais... do que", "menos... do que", "tanto... quanto", etc
e) justificam ou explicam o que foi dito: "porque", "já que", "que", "pois" etc;
f) introduzem uma conclusão: portanto, logo, por conseguinte, pois, etc;
g) contrapõem argumentos: "mas", "porém", "todavia", "contudo", "entretanto", "no entanto", "embora", "ainda que" etc;
h) indicam uma generalização do que já foi dito: "de fato", "aliás", "realmente", "também" etc;
i) introduzem argumento decisivo: "aliás", "além disso", "ademais", "além de tudo" etc;
j) trazem uma correção ou reforçam o conteúdo do já dito: "ou melhor", "ao contrário", "de fato", "isto é", "quer dizer", "ou seja", etc;
l) trazem uma confirmação ou explicitação: "assim", "dessa maneira", "desse modo", etc;
m) especificam ou exemplificam o que foi dito: "por exemplo", como, etc
Para analisar o papel da coesão na construção dos sentidos de um texto, faça a correlação entre os provérbios e os elementos coesivos respectivos, preenchendo as lacunas, de tal forma que haja coerência entre as duas partes que constituem esse tipo de texto:
b) argumentam em direção a conclusões opostas: "caso contrário", "ou", "ou então", "quer... quer"; etc;
c) ligam argumentos em favor de uma mesma conclusão: "e", "também", "ainda", "nem", "não só... mas também" etc;
d) fazem comparação de superioridade, de inferioridade ou igualdade: "mais... do que", "menos... do que", "tanto... quanto", etc
e) justificam ou explicam o que foi dito: "porque", "já que", "que", "pois" etc;
f) introduzem uma conclusão: portanto, logo, por conseguinte, pois, etc;
g) contrapõem argumentos: "mas", "porém", "todavia", "contudo", "entretanto", "no entanto", "embora", "ainda que" etc;
h) indicam uma generalização do que já foi dito: "de fato", "aliás", "realmente", "também" etc;
i) introduzem argumento decisivo: "aliás", "além disso", "ademais", "além de tudo" etc;
j) trazem uma correção ou reforçam o conteúdo do já dito: "ou melhor", "ao contrário", "de fato", "isto é", "quer dizer", "ou seja", etc;
l) trazem uma confirmação ou explicitação: "assim", "dessa maneira", "desse modo", etc;
m) especificam ou exemplificam o que foi dito: "por exemplo", como, etc
Para analisar o papel da coesão na construção dos sentidos de um texto, faça a correlação entre os provérbios e os elementos coesivos respectivos, preenchendo as lacunas, de tal forma que haja coerência entre as duas partes que constituem esse tipo de texto:
Provérbios
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Elementos de coesão por conexão
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Devagar ....... sempre se chega na frente.
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mas
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Trate os outros ..... quer ser tratado.
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mais... do que
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A aparência pode ser mudada, ..... a natureza não.
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e
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Ao carneiro ......peça lã.
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como
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....vale paciência pequenina ... força de leão.
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somente
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Você percebeu que, nos casos acima, a
precisão no uso dos elementos de coesão faz toda a diferença na significação de
cada provérbio, não é mesmo?
Para concluir, podemos afirmar que o texto é tanto
produto como processo. Ao escrever, o autor planeja seu texto, a partir de sua
finalidade, deixando pistas de sua intencionalidade. O leitor, por sua vez, vai
perseguindo essas pistas, para poder interpretar o texto. Nesse sentido, a
coesão textual - ou pistas linguísticas - tem uma importante função na produção
de todo e qualquer texto.
Agora é com
vocês. Um forte abraço, e até a próxima.